Eu acho que ninguém nunca está 100% preparada para a maternidade. Não importa o quanto você sonhe com ser mãe, quando as coisas acontecem de fato, tudo é novo e existem desafios que às vezes você não fazia ideia que iria enfrentar.
Quando eu descobri que estava grávida, meu primeiro sentimento foi de medo. Eu estava totalmente apavorada e esse sentimento chegou até mesmo a me fazer sentir culpada.
Eu amei a ideia de ter uma criança, mas será que eu estava preparada? Será que eu seria uma boa mãe? Será que meu filho me amaria? E se eu não conseguisse? E se eu não fosse boa o bastante?
Eu estava com medo da maternidade e eu não sabia o que viria pela frente… Então, eu tentei organizar meus pensamentos da melhor forma possível, para me preparar para de fato ser mãe.
Eu só queria estar realmente pronta e não cometer erros, mas no final, isso é inevitável.
Os meus primeiros dias de gravidez:
Eu tinha acabado de saber que estava grávida e eu já estava preocupada com a vida inteira do meu bebê. Acho que foi nesse mesmo momento que entendi que ser mãe era muito mais do que de fato ter um filho.
Lembro que eu chorei muito nos primeiros dias, era um rio de preocupações e eu sentia que poderia ser a pior mãe do mundo.
Estava feliz, mas ao mesmo tempo, eu visualizava os milhões de erros que eu tinha e de alguma forma, parecia que eu os estava colocando na balança.
Eu só sabia de uma coisa, eu estava com medo da maternidade. Não da parte do enjoo, do parto ou qualquer coisa assim. Eu estava com medo da responsabilidade de ser mãe, de que tudo que eu fizesse dali em diante fosse interferir naquele serzinho que não havia sequer nascido.
Acho que o meu maior erro foi não entender que é normal ter medo, é normal se preocupar, é normal sentir que você precisa ser alguém melhor pelo seu filho.
E se você está se sentindo insuficiente, relaxa, deixa as coisas agirem naturalmente, deixe para se preocupar com o amanhã quando ele chegar.
O mais importante é pensar no que você pode fazer pelo seu filho hoje, agora. Enquanto estiver grávida, é cuidar do seu corpo, cuidar da sua saúde, cuidar de vocês dois.
Por que se posso te dizer algo é que não há nada mais bonito do que aprender a ser mãe.
Medo da Maternidade – O dia que tive meu bebê:
Eu estava com medo, mas de alguma forma, conforme fui me acostumando com a gravidez, eu fui entendendo mais meu papel como mãe.
Quando o dia do parto chegou, foram horas, mas quando segurei o meu filho pela primeira vez, de alguma forma, tudo começou a fazer sentido.
Eu tinha me tornado mãe e tinha um filho para amar com todas as minhas forças, mas além disso, eu sabia que estava ali para auxiliá-lo. Que um dia ele passaria a andar com os próprios pés e a fazer as próprias escolhas.
Fui entendendo quem eu poderia ser e que não me preocupava mais com tantas coisas banais, eu me preocupava em ser uma boa mãe, só. Ser alguém que pudesse ajudar aquela criança a construir sua própria história e eu sabia que isso, eu era capaz de fazer.
Sou mamãe e tenho uma linda criança:
Hoje, depois de alguns anos, ainda tenho minhas inseguranças, mas aprendi muito sobre a maternidade.
No início da minha vida como mãe, tive dificuldades, eu me preocupava constantemente e demorei para entender que nós também erramos.
Às vezes não tomamos a melhor decisão para nossos filhos, ou às vezes, as coisas simplesmente não acontecem como o planejado, mas está tudo bem.
Está tudo bem ser mãe.
Está tudo bem ser você mesma.
Tudo bem se você cometer erros.
Você tem se esforçado bastante.
Você tem buscado o melhor para sua criança.
Tem feito o possível para melhorar.
Você é mãe e você fez um ótimo trabalho!
Parabéns, mamãe!
Parabéns por se esforçar tanto!